top of page

Relevância do tema
Verdade e Justiça

logo2.png

Segundo pesquisa da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico - OCDE, sete em cada dez jovens de até 15 anos no Brasil não distinguem fatos de opiniões. Na avaliação dos especialistas, “a manutenção da democracia também depende de uma sociedade bem informada” (CALDAS, 2023).  

Os últimos 4 anos foram de muitas mentiras e injustiças, e a desinformação sistemática é um processo para corroer a democracia e substituí-la por regimes autoritários e fascistas. É necessário, pois, restabelecer o valor da Verdade (factual, filosófica, científica...) e da Justiça (em acordo com a Constituição Federal, Direitos Humanos). 

Nos diz Pascal que “a verdade, meu amigo, é uma dessas abstrações para as quais tende o espírito humano incessantemente, sem jamais poder atingi-la. É preciso que ele tenda para ela, pois é uma das condições do progresso, mas sua natureza imperfeita, e é só por isso que ela é imperfeita, não poderia alcançá-la. Seguindo a direção que segue a verdade em sua marcha ascendente, o espírito humano está na rota providencial, mas não lhe é dado ver o seu termo”. (KARDEC,  1865)
 

A Verdade é um valor a ser buscado, dialogado, compreendido e compartilhado. “A verdade é filha do tempo, e não da autoridade.” - já nos alertou Galileu Galilei. Não é o interesse mesquinho de pessoas em situação de autoridade que conseguirão detê-la, ainda que propagando mentiras (fake-news) como forma de construção de um projeto de manipulação e poder.

 

A Verdade é valor essencial para a educação, um convite ao pensamento crítico e emancipatório, à reflexão e à construção de saberes em prol da liberdade e consciência social.

 

A Verdade que é a busca da ciência (contra o negacionismo). Valorização das pesquisas e das Universidades Públicas.

 

A Verdade como valor ético para a comunicação.

 

A Verdade como princípio para as religiões (contra o fundamentalismo, fanatismo ou delírios mercadológicos). 

 

A Verdade é um eterno devir, pois ela é sempre parcial para nós, seres espirituais em evolução, sempre buscando a coerência em torno de uma ética humanista. 

O binômio verdade e justiça é indissociável. “A injustiça é o principal efeito da mentira”, no dizer de Jacques Távora Alfonsin (Mestre em Direito e defensor dos Direitos Humanos). É ainda mais grave quando a mentira é travestida de verdade pelas autoridades. Alfonsin afirma ainda que “não há segurança nem liberdade possíveis onde a mentira, a falsidade, a simulação, a ocultação de provas, colocam todo o peso da sua aparente verdade nas decisões e sentenças das autoridades, particularmente quando essas entendem como necessário proceder assim. Aliás, esse é um dos piores defeitos históricos e frequentes no exercício de autoridade.”

Por isso a defesa pela Vida, tão divulgada nos meios religiosos incluindo o movimento espírita, não pode prescindir da defesa pela Verdade e Justiça, incluindo a defesa da Comissão Nacional da Verdade (para investigar as graves violações de direitos humanos). Alfonsin corrobora: “pelo simples motivo de uma verdadeira concepção de humanidade, mais do que simplesmente de um Estado democrático de direito, não poder aceitar a supressão, a diminuição, a humilhação ou o desprezo de uma só vida” (ALFONSIN, 2016).

A Justiça é um valor basilar que promove a Paz. 

 

A Justiça Social é ação urgente contra a enorme desigualdade social brasileira. 

 

A Justiça restaurativa, em sua dimensão humanista, busca na responsabilização uma ação pedagógica e transformadora antes de tudo, e não mera vingança social dos mais poderosos contra aqueles que nunca tiveram chance de saírem da situação marginalizada que a sociedade os têm colocado desde há 500 anos. 

“A justiça consiste em cada um respeitar os direitos dos demais.” (KARDEC, 1860)

O Espiritismo é uma visão de mundo progressista e com perspectiva espiritual reencarnacionista, que tem condições de combater os racismos e as intolerâncias por meio de sua ética da compaixão, da autonomia e do desenvolvimento responsável humano, social e espiritual. É importante que os Espíritas reflitam estas questões, para que não fiquem somente em estudos e práticas individualistas, que não transformam a realidade social. 
 

KARDEC, A. O Livro dos Espíritos. Pergunta 875. Kardecpedia. 1860. Disponível em: https://kardecpedia.com/roteiro-de-estudos/2/o-livro-dos-espiritos/3257/parte-terceira-das-leis-morais/capitulo-xi-10-lei-de-justica-de-amor-e-de-caridade/justica-e-direito-natural/875. Acesso em: 29/03/2023.
KARDEC, A. Revista Espírita — Jornal de Estudos Psicológicos. Pascal. Kardecpedia. 1865. Disponível em: https://kardecpedia.com/roteiro-de-estudos/899/revista-espirita-jornal-de-estudos-psicologicos-1865/5877/maio/dissertacoes-espiritas/iii-a-verdade. Acesso em: 29/03/2023.
ALFONSIN, J. A injustiça é o principal efeito da mentira (por Jacques Távora Alfonsin). Sul 21. 2016. Disponível em https://sul21.com.br/opiniao/2016/03/a-injustica-e-o-principal-efeito-da-mentira-por-jacques-tavora-alfonsin/. Acesso em: 29/03/2023.
CALDAS, A. L. Educação midiática é caminho contra desinformação, dizem especialistas. Agência Brasil. 2023. Disponível em  https://agenciabrasil.ebc.com.br/educacao/noticia/2023-03/educacao-midiatica-e-caminho-contra-desinformacao-dizem-especialistas. Acesso em: 29/03/2023.

relevância

Qual a justificativa, por que este tema é relevante?

Objetivos

Veja quais são os objetivos principais e secundários

Ações

Conheça as ações realizadas e planejadas.

referências

Conheça as referências teóricas relacionadas ao tema.

download

Baixe o material da campanha.

bottom of page