top of page
Logo.jpg

TEXTO CURATORIAL

 

“Resgate”, exposição individual da artista plástica Haydèe Sampaio, pode ser observada como um marco dentro do espectro da arte brasileira, sem falsa modéstia. Por meio de sua e construção estética ímpar, a artista desenvolve um processo de “revisita”, retornando à realidades e irrealidades estranhas ao humano contemporâneo. Haydèe nos apresenta a essa “cartografia ribeirinha”, que remonta às próprias estradas trilhadas por ela. São histórias de calma, paz, efemeridade e espiritualidade, traçadas por uma intrincada rede de memórias e pinceladas fugazes.

Dividida em três blocos reflexivos – “Raízes”, “Caboclas” e “Contemplação” – a exposição aborda o observador com um toque matronal. O caminhar pelo espaço virtualizado da exposição é um momento de deleite visual leve, prazeroso, mas também de interiorização dos ruídos inexpostos, escondidos por detrás de gestos, expressões, olhares e posturas. As pinceladas e cromaticidade implementadas pela artista são caminhos que conduzem a experiências profundas, num processo reflexivo entre o “eu” da artista e o do observador: basta que este se deixe imergir na poética empregada.

“Resgate” é, enfim, uma mostra da percepção da artista sobre o que se tem perdido com a modernidade acelerada, desligada do natural e do rústico. É também um aviso e, ainda, uma oportunidade de “Resgate” daqueles que estão à deriva, entre mundos concretos e possíveis.

Bruno de Abreu Mendonça

Sobre a exposição

Sobre a exposição

Reproduzir vídeo

Agora que você já assistiu o vídeo explicativo sobre a exposição, sugerimos que você toque a música abaixo, entoada por 11 corais infanto-juvenis, do álbum Memória Viva Guarani, para ter uma melhor experiência durante o seu passeio pelas obras.

Clique nas telas para mais informações

Raízes Esq.jpg

O primeiro bloco, "Raízes", a temática indígena - que remete às origens da artista - é abordada com mais profundidade do que nas demais obras que compõem a exposição. Busca-se aqui a representação de uma a visão sobre a identidade, a mulher e a terra, conectadas a uma cosmovisão superior e ao mesmo tempo simples, pura.

Caboclas_Dir.jpg

Bloco dois da exposição, intitulado "Caboclas", onde desveda-se um pouco do estilo de vida ribeirinho, proporcionando uma aproximação com a visão e formatação cabocla sobre o viver.

Contemplação_Esq.jpg

O terceiro e final momento da exposição: "Contemplação". Este bloco traz à tona momentos de captura e percepção do efêmero, da leveza, lançando um convite a perder-se em pensamentos e efemeridades. A artista propõe uma reflexão sobre o fato de vivermos em uma sociedade cansada, sem espaço para o ócio, o que coloca em risco um elemento central da vida humana: a contemplação.

Haydèe Sampaio

Artista visual e pesquisadora nascida no Pará e residente em Goiânia. Desenvolve trabalhos em diferentes mídias, sendo a pintura em tela com acrílica seu principal meio e domínio. Toda sua trajetória acadêmica, artística e cultural lhe garantiu um diferenciado olhar sobre a construção de narrativas poéticas, sejam elas visuais ou não e sua inserção no meio social contemporâneo.

Graduada em artes visuais pela UFG, graduanda em Museologia – UFG e especialista em Metodologia de contar histórias aplicada a educação – UFG. Participou de exposições e festivais de arte no Brasil – como na cidade de Goiânia/GO – e nos Estados Unidos, nas cidades de Baltimore/MD e San Diego/CA.

Ficha Técnica

  • Obras e texto comunicacional: Haydèe Sampaio 

  • Concepção, coordenação geral e curadoria: Bruno de Abreu Mendonça 

  • Coordenação cultural e comunicação: Fernanda Assis 

  • Design, expografia e montagem: Bruno de Abreu Mendonça, Alex Sapiência 

  • Fotografia: Dayane Samayk 

 

Este projeto foi realizado com recursos da Lei Aldir Blanc, do Governo Federal, Ministério do Turismo, Secretaria Especial de Cultura, Governo de Goiás e Secretaria de Estado de Cultura de Goiás.

Logos Obrigatórias.jpg
bottom of page